Homenagem ao nosso Vice Presidente Sr. Amâncio Aires

Publicado em 07/05/2019

Na noite desta sexta-feira (03) a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em sessão solene, homenageou o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), Amâncio Aires, com o título de Cidadão Mogiano, pelos relevantes serviços prestados ao Município nas áreas de associativismo e empreendedorismo.

O vereador Pedro Komura (PSDB), autor da homenagem, em seu discurso, enalteceu a história do homenageado e falou sobre a importância do empreendedorismo na cidade. “A importante honraria contempla a justiça histórica a um símbolo de trabalho e sucesso que ganhou notoriedade em nossa sociedade. Empreendedorismo é uma virtude conhecida a seu Amâncio. Empreender com êxito significa estar associado diretamente ao cotidiano da cidade, onde se investe, proporcionando muito mais que emprego e impostos, mas criando vínculos afetivos e duradouros”, ressaltou.

Já o vice-prefeito Juliano Abe, em nome do Executivo Municipal, ressaltou a importância do trabalho dos imigrantes na construção do Município e do pioneirismo do homenageado no empreendedorismo na cidade. “Todos nós aprendemos com aquilo que o senhor trouxe e aplicamos aquilo que o senhor fez ao longo de toda sua vida. Todos nós o admiramos e é por essa razão que estamos aqui para agradecer”, disse Abe.

O novo cidadão mogiano, Amâncio Aires, em seu discurso, falou sobre Portugal, seu país natal e agradeceu aos presentes na solenidade e aos vereadores pela honraria. “Com 68 anos de Brasil e 63 morando em Mogi das Cruzes já me considerava brasileiro e mogiano por opção, o que se possibilita agora com essa homenagem, que com muita satisfação recebo”, afirmou.

A solenidade, dirigida pelo presidente da Câmara, Sadao Sakai (PR) e secretariada pelo vereador Diegão Martins (MDB), também contou com a presença do gerente regional do Sebrae do Alto Tietê, Sérgio Gromik; da vice-presidente do Sincomerciários, Ana Paula Gonçalves da Silva, representando o presidente da entidade, Jair Mafra; do presidente do Lyons Club Centro, Rubens Marialva e do diretor da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Roberto Assi.

Amâncio Aires é natural da cidade de Chaves, Portugal, onde nasceu no ano de 1935, e aportou em terras brasileiras em 1951, tendo inicialmente residido por cinco anos com familiares na cidade paulista de Santos.

A convite de seu primo Alexandre Aires, o Homenageado mudou-se para Mogi das Cruzes no ano de 1956, e desde então fixou residência em solo mogiano. O convite de seu primo era para que assumisse metade da sociedade em uma casa de sucos e doces sírios chamada “5ª Avenida”, primeiro estabelecimento mogiano a ter um espremedor de frutas elétrico.

Amâncio Aires também foi proprietário de diversos outros estabelecimentos conhecidos em Mogi das Cruzes, como a Churrascaria Galleto, a Padaria Nossa Senhora de Fátima e a Padaria Central, que depois de uma grande reforma passou a se chamar Big Pão. Após esse empreendimento mudou-se, por pouco tempo, para os Estados Unidos, onde passou a residir na cidade de Framinghan, Massachussets.

Ao retornar para o Brasil, tornou-se por um breve período, proprietário de um frigorífico no bairro de Água Branca, na Capital Paulista. Novamente em Mogi das Cruzes, adquiriu a padaria Avenida, a qual após uma grande reforma e modernização passou a se chamar “5ª Avenida”, tornando-se uma das mais conhecidas e conceituadas da Região.

Posteriormente adquiriu um posto de combustíveis, de nome “Petrocar”, o qual administrou por alguns anos. Recentemente abriu um novo negócio, no ramo de materiais elétricos e hidráulicos, também denominado “5ª Avenida”.  Retornando ao setor de panificação, adquiriu a Padaria “Big Pão”. Com o amigo Airton Nogueira e outros companheiros empreendedores mogianos, Amâncio Aires ajudou a fundar o Sincomércio, onde na atual gestão ocupa o cargo de Vice-Presidente.